Como agir em casos de ressaca do mar, ondas muito fortes e mar impróprio.
Postado por:
ubatubaon
Esse é um artigo de grande importância para frequentadores de praias, por sua segurança e comodidade.

Como sabemos, o Mar é uma das maravilhas da Natureza e está muito próximo ao homem, moramos ao redor dele e adoramos entrar na água para refrescar e fazer esportes, mas precisamos ficar atentos a algumas dicas para que nenhum mal nos aconteça.

Muitas vezes, o mar pode ficar impróprio para uso, por conta de algum problema de esgoto na praia ou mesmo por chuvas fortes que levam sujeiras das encostas para ele, nesse caso, a Defesa Civil deixa os moradores e turistas em alerta, com Bandeiras Vermelhas na praia e também avisos por toda a Orla, na televisão e no rádio em toda a região afetada. Confira aqui um artigo que preparamos para  te mostar como saber quais praias estão próprias ou impróprias para banho: https://ubatubaon.com.br/blog/balneabilidade-das-praias-de-ubatuba-qualidade-da-agua-para-banho

 

O mesmo acontece quando temos Ressaca no Mar ou Ondas com força além do esperado, por algum ciclone ou tempestade no Oceano, sempre nos deixam muitos alertas, para que não tenhamos acidentes nas praias como aconteceu recentemente, deixando muita gente assustada.

As principais vítimas nesses casos, geralmente são homens jovens, por entrarem na água sem medo e ir em regiões mais fundas, mas muitas vezes, até quem está na praia é afetado, como no Carnaval, mas a Defesa Civil estava em alerta, tinha avisos sobre as possibilidades de grandes ondas e fortes correntezas em todos os canais de comunicação da cidade, pedindo para as pessoas não irem para as praias, e todas elas estavam com bandeiras e avisos de cautela.

Não somos obrigados a saber sempre como o mar está, mas prestar atenção nos alertas nas entradas das praias é sempre muito importante, pois eles nos avisam sobre o que pode acontecer e nos afetar.

Os Guarda-Vidas também estão sempre correndo e apitando para avisar as pessoas nas praias, mas é importante, quando tiver bandeiras vermelhas ou placas de perigo, que não montemos nosso lugar na praia, com cadeiras e cangas e evitemos o mar, para que nenhuma onda mais forte nos cause nada inesperado e afete a alegria de estar na praia.

Importante também é ficar atento ao mar quando estivermos na praia, pois se ele recuar inesperadamente, certamente está para voltar com uma onda muito mais forte que a normalidade, capaz de arrastar tudo que estiver em seu caminho, portando, se você estiver na praia, seja sozinho ou com sua família e perceber que o mar recuou, se afaste dele, o mais rápido possível! Essa é uma importante dica para a segurança de todos!

Caso ainda tenha alguma dúvida, entrar em contato com a Defesa Civil é sempre muito útil e importante para a sua segurança.

E nós aqui, sempre estamos com vocês, para avisar e informar sobre tudo que tivermos informações em Ubatuba. ;)

 

 

Compartilhe