Ilha das Couves - você vai se apaixonar!
Postado por:
webmaster
Um paraíso em Ubatuba

ILHA DAS COUVES - UM PARAÍSO EM UBATUBA!

A Ilha das Couves fica na região norte de Ubatuba e é uma das ilhas mais visitadas em Ubatuba, bem como são as ilhas do Prumirim e Anchieta. É uma ilha paradisíaca, repleta de vegetação nativa (Mata Atlântica), águas calmas e cristalinas.  

Quer saber o que fazer, como funciona a travessia, infraestrutura, dicas e fotos da Ilha das Couves? Então vem com a gente!

 

Ilha das coves

 

PASSEIOS PARA A ILHA DAS COUVES - MELHOR ÉPOCA E COMO CHEGAR 

Uma primeira dica importante é a melhor época para você fazer o seu passeio. Se possível evite os feriados e finais de semana da temporada. A ilha costuma receber muitos visitantes nessa época, ficando um tanto quanto lotada, principamente na virada do ano e no Carnaval. Porém se não for possível, não deixe de fazer esse passeio, que é maravilhoso, um encanto para os olhos e para a alma, apenas esteja ciente que haverá um número considerável de turistas.

Em 27/12/2019 uma norma definida pela Fundação Florestal, Marinha do Brasil e Ministério Público Federal limitou em 531 o número de turistas que poderão visitar a ilha por dia, divididos em 3 turnos de 177 pessoas cada um deles. Esta medida tem como objetivo preservar a flora e fauna características do local.

Veja como ficam os turnos e saídas:

O primeiro turno ocorre das 8 às 11h: administrado pela associação dos barqueiros de Picinguaba.

O segundo turno ocorre das 11 às 14h: administrado pela associação dos barqueiros de Picinguaba.

O terceiro turno, das 14 às 17h: administrado pelos barqueiros do Estaleiro, Ubatubatumirim, Almada e Itaguá.

Para chegar na Ilha das Couves você pode adquirir o passeio com saída das praias de Picinguaba, da Almada, do Estaleiro, do Ubatumirim e de Itaguá. 

A travessia saindo da Praia de Picinguaça é a mais rápida, leva em torno de 20 minutos e é feita por pescadores e barqueiros locais. Saindo da Praia da Almada, do Estaleiro e do Ubatuirim a travessia leva em torno de 30-35 minutos. Saindo de Itaguá o passeio é feito por escunas, que passam por outros locais além da Ilha, e a navegaçao ida e volta leva em torno de 3 horas. As escunas podem ser uma boa opção para quem busca embarcações mais confortáveis, que balancem menos. 

Os valores do passeio são proporcionais à distância da travessia, quando maior a distância, maior o custo, ou seja, o passeio que parte de Picinguaba é o mais em conta.  Leve em conta também na hora de decidir pela praia de onde vai sair qual é a distância da praia que você se encontra hospedado. Como a Ilha das Couves fica mais para o extremo norte de Ubatuba, se você estiver hospedado na região sul de Ubatuba, terá que percorrer vários quilômetros de estrada até chegar nas praias do norte para fazer as saídas que são mais próximas da ilha. Se fizer isso durante a temporada tem grandes chances de pegar trânsito, então as sugestões são sair com antecedência ou optar por sair de Itaguá.  

O QUE FAZER NA ILHA DAS COUVES

Na ilha das Couves vale muito a pena fazer mergulho!

Leve pelo menos a máscara e o snorkel para fazer um mergulho básico que você possa apreciar a riqueza da vida marinha que a ilha possui. Você vai ficar impressionado com a beleza e variedade de peixes e seres do mar que vai conseguir ver. Se você não tiver snorkel, veja a possibilidade de alugá-lo quando adquirir o passeio, você não vai se arrepender!

Se você tiver uma câmera à prova d'água ou uma capinha para proteger seu celular/câmera vai conseguir tirar lindas fotos embaixo das águas cristalinas da ilha. Aproveite para registrar e eternizar os momentos nessa ilha paradisíaca! 

A ilha possui duas praias, que não são tão extensas, mas possibilitam que você possa se acomodar e tomar um banho de sol enquanto permanece na ilha. A Praia da Terra, possui aproxidamente 50 metros de extensão de areia e é o local por onde você vai descer na ilha. Então você pode fazer uma pequena trilha, que não leva mais do 5 minutos, e acessar a Praia de Fora, que é um pouco maior, possuindo cerca de 150 metros. 

Também é possivel fazer uma trilha para o cume da Ilha das Couves, que é mais indicada para adultos e que possuam um certo preparo físico. 

INFRAESTRUTURA

Há apenas um quiosque na Ilha das Couves, que oferece pratos típicos, porções e bebidas. Ele normalmente funciona durante o verão e feriados mais agitados. 

Se você preferir não consumir no quiosque, uma opção pode ser levar suas bebidas e alguns lanches e petiscos, porém não é permitido levar isopor e cooler, sendo uma medida proposta para o ordenamento da visitação pública. Lembrando de um ponto super importante que é a questão de recolher e levar embora o lixo que produzir. Vamos todos fazer a nossa parte, com consciência e respeito pela natureza, para que possamos preservar este local tão maravilhoso.

A ilha não possui pousadas e hotéis.

 

Gostou das informações e dicas que trouxemos para você? Clique abaixo para compartilhar com seus amigos que também adorariam conhecer a Ilha das Couves, esse paraíso em Ubatuba!

  

Compartilhe