Balneabilidade das praias de Ubatuba - qualidade da água para banho
Postado por:
webmaster
Como saber quais praias estão próprias e impróprias para banho

Quem não gosta de curtir os dias na praia, tomar um sol para dar aquela reforçada no bronzeado (lembrando sempre de usar o protetor solar claro!), comer uma porção de peixe frito e ainda se refrescar nas águas do mar? 

Ahhh, é muito bom!!! Uma coisa importante que as pessoas devem se atentar antes de entrar no mar é verificar a balneabilidade daquela praia, ou seja, verificar como está a qualidade da água para o banho. 

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), faz a análise da qualidade das prais colentando amostras da água do mar em alguns pontos pré-determinados de algumas praias do litoral paulista.

Assim ´e possível verificar se as praias de Ubatuba estão próprias ou impróprias para banho pela cor das bandeiras de identificação (vermelha imprópria e verde própria) que ficam em um poste na entrada da própria praia ou então você pode acessar o site da Cetesb: 

https://qualipraia.cetesb.sp.gov.br/qualidade-da-praia/ubatuba.phtml

Vários fatores podem afetar a qualidade da água da praia:

- áreas muito habitadas ou aumento de frequentadores, por exemplo em épocas de temporada e feriados;

- épocas de chuva podem trazer dejetos;

- problemas na coleta de lixo e tratamento de esgoto local.

Esses fatores vão interferir na quantidade de bactérias presentes na água, principalmente na quantidade de coliformes fecais, que é o principal "termômetro" utilizado para a classificação. Estes tipos de bactérias podem indicar maior risco da presença de bactérias que causam danos à saúde das pessoas.  

Mudanças drásticas nas marés e derramamento de óleo podem deixar a praia imprópria para o banho também.

Então não se esqueça! Antes de entrar no mar, não deixe de dar aquela verificada se a praia está própria para o banho e bora curtir o dia!  

Compartilhe