Praia da Fortaleza

Praia da Fortaleza
Postado por:
webmaster
Vale a pena conhecer suas belezas!

Se você é uma daquelas famílias que adora conhecer praias onde seus filhos possam brincar com mais tranquilidade na areia e em águas mais calmas e que, além disso, ainda consiga desfrutar de um visual incrível, seu próximo destino pode ser a Praia da Fortaleza.

Sabia que no passado, a Praia da Fortaleza serviu de abrigo para piratas e corsários, atingindo depois um alto grau de desenvolvimento, com o transporte de mercadorias em canoas, entre o Porto de Santos e a cidade de Ubatuba? Conhecer a história do local pode te proporcionar um olhar e uma experiência diferenciados para o seu passeio. Já imaginou contar essa história para seus filhos, como eles iriam deixar a imaginação rolar e se divertir mais ainda enquanto estivessem brincando na praia?

Para chegar na Praia da Fortaleza deve-se seguir por uma via secundária da Praia Dura. É um trajeto estreito, mas asfaltado, o que deixa os 8km de percurso mais tranquilo. Durante o trajeto você vai passar por diversas praias como a praia Brava do Sul, Vermelha do Sul, Praia do Costa e Brava da Fortaleza, chegando então à praia da Fortaleza. Lá você pode contar com estacionamentos (pagos) para os carros.

Chegando lá aproveite para curtir o visual, ela é muito bonita. Ela possui uma larga faixa de areia batida, que tal fazer aquela caminhada que você já está adiando há tempos e não consegue fazer no seu dia a dia corrido? E para quem tem crianças, com certeza elas não verão a hora brincar na areia e no mar, que é calmo e sem ondas, o que convenhamos deixa os papais bem mais tranquilos para poder aproveitar o dia na praia. Sente em frente ao mar, tire os chinelos, tome uma bebida refrescante e relaxe, você merece!

Se você gostar dos esportes aquáticos então se programe para fazer um mergulho, SUP (Standup Paddle) ou para andar de caiaque. Tem opção pra todo mundo, diversão garantida para a família toda!

Apesar de ser uma praia mais afastada, possui uma boa estrutura com pousadas, restaurantes, quiosques e muitas opções de hospedagem e alimentação. 

A costeira no canto direito abriga uma rica diversidade de peixes ornamentais, tartarugas, estrelas do mar, entre outros animais marinhos, assim, levar um snorkel para apreciar o fundo do mar pode ser uma ótima pedida! É praticamente um aquário de águas cristalinas e repletas de peixes. Aproveite as belezas naturais e lembre-se sempre de fazer a sua parte para ajudar a manter este local preservado.

Para quem gosta de trilhas, temos duas opções: no canto direito você pode fazer uma trilha de aprox. 20 minutos até o Pontão da Fortaleza, que é uma bela formação rochosa esculpida pela natureza que vale umas boas fotos. Ela faz parte da famosa Trilha das 7 Praias. Se você quiser completar esta trilha prepare-se para um nível médio de dificuldade e para se dedicar o dia todo a ela, onde você vai poder conhecer as praias Cedro do Sul, Deserto, Grande do Bonete, Bonete, Peres, Oeste e Lagoinha.

No canto esquerdo você pode fazer uma trilha de nível mais fácil para conhecer a praia Brava da Fortaleza, que como o próprio nome já diz possui ondas mais fortes. Ela é mais deserta e também possui um visual incrível! Para chegar nela você deve subir uma escadaria até a estrada, caminhar por cerca de 10 minutos, e então seguir por mais 5 minutos por uma pequena trilha.

Se quiser aproveitar pra conhecer o entorno, as praias mais próximas são a Brava da Fortaleza, Lagoinha e Maranduba.

E aí, se animou para conhecer as belezas da Praia da Fortaleza? Navegue pelo nosso portal e planeje sua próxima viagem!